Atividade#1 - Projeto Dissertação

Porque escolhi esta temática?

De todos os temas abordados no 1º ano do MCM (tanto no ramo MI e AV) os videojogos e o storytelling foram o que mais me cativaram, principalmente  por se poderem usar como artefacto educativo. 

Alias o "poder" desta industria já se faz sentir numa outra que sempre foi umas minhas paixões, o cinema. Cada vez mais, os jogos são adaptados ao cinema (Príncipe da Pérsia, Resident Evil ou Lara Croft são alguns dos exemplos).

O interface é cada vez mais rico (o que involve uma outra area do interesse modelação 3D e animação) e ter que definir uma estratégia de jogo que cative e envolva as pessoas, também é um desafio extremamente aliciante.

Aliás no 1º ano do Mestrado o grupo onde estive integrada desenvolveu uma demo baseada neste conceito de Edutainment, foi construida uma narrativa (adaptada ao publico alvo) que permitiu desenvolver a mecanica de jogo. O ter de aliar um design apelativo (também adequado ao público alvo), foi o "inicio" da descoberta e da vontade de investir nesta área.

A primeira ideia seria de desenvolver uma instalação tangivel que ao mesmo tempo fosse um jogo, mas a realização do festival de imersão que se realizou em espinho de 29 abril a 1 de maio, fascinou-me e o ambiente fulldome começou a interessar-me. 

Aparece assim a asociação videojogos, fulldome... que pelo que já foi pesquisado ainda não há muito trabalho desenvolvido nesta área, o que aumenta o desafio e a vontade de "mergulhar" no projecto.

 

 

 

Que título daria, neste momento, á minha investigação?

Desenvolvimento de Serious Game em ambiente imersivo 
Serious Games em ambiente fulldome
Prototipagem de um Serious Game para um Planetário

 

 

 

"(Not)gonna do's, perhaps i'll do, don't have clues"
(neste momento)

Neste momento e dado o tempo disponivel para a concretização do projecto será apenas desenvolvido um prototipo. É necessário modelar a 3D o ambiente pretendido e "viajar" dentro dele (motor de jogo), existe ainda a especificidade do ambiente (problemas de projeção) e a fase de teste.

 

 

barbara-cleto às 23:39 | link do post | comentar